top of page
Mãe e filhos.png

Acolhimento
Conjunto

de mães junto com seus filhos

O Serviço de acolhimento Conjunto da Associação Beneficente Encontro com Deus, assegura para crianças, adolescentes e mães que são encaminhadas por situações de negligência, de vulnerabilidade e violência o afastamento de situações de risco, moradia temporária, orientações e ajuda quanto aos seus direitos e cuidados com a saúde física e mental, bem-estar, educação e convivência familiar e comunitária, dentre outras atribuições.

Promovendo a elas a garantia de direito e de proteção e o desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: autoestima, autoconfiança, autonomia, resiliência, habilidades profissionais, relacionais e rotineiras, de forma que a família se reestruture em tempo hábil para a reintegração social.

Para o desempenho dessas atribuições foi estabelecida uma estrutura organizacional de departamentos para garantia do fluxo de atendimento interno e das articulações externas. Também mantém uma estrutura de recursos humanos diversificados e qualificados, bem como estruturas físicas adequadas para sua capacidade de atendimento, conforme as Orientações Técnicas (2009).

"

A relação próxima, afetiva, vincular, em meio familiar, promove segurança para a comunicação, intimidade para construir significados, possibilidade de desenvolver iniciativa, criatividade e autonomia. Capacidade de expressão, espontaneidade, sociabilidade, tão necessárias, têm origem neste primeiro grupo de referência. (NECA, 2010, p. 31).

Foram estabelecidos objetivos institucionais, os quais estão em conformidade com a visão, missão e princípios institucionais e trazem uma perspectiva do que se pretende oportunizar para todas as famílias, enquanto garantia de direito, de proteção e de um atendimento humanizado.

As famílias encaminhadas pela Rede de Proteção para o Serviço de Acolhimento Conjunto são compostas por crianças, adolescentes com suas mães ou responsável adulta ou mãe adolescente, moradoras do Município de Curitiba, de municípios da região metropolitana e famílias que migraram de outras cidades brasileiras ou de outros países. No caso da permanência de adolescentes do gênero masculino nas casas fica fixada a idade máxima é de 16 anos e 11 meses. Sem idade máxima para o gênero feminino.

O acolhimento conjunto proporciona segurança e proteção à família, e a presença da mãe afasta o enigma de abandono, oferece a oportunidade de fortalecer os laços afetivos e diminuir os impactos traumatizantes do acolhimento, e minimizar as perdas emocionais e suas sequelas. De acordo com as orientações da literatura Novos Rumos do Acolhimento Institucional:

bottom of page